domingo, 6 de janeiro de 2008

Camões/Diogo Bernardes

Alma que nesta vida despediste
Quanto ao Céu podia desviar-te,
Com Maria escolhendo a melhor parte,
Esquecida ti, Cristo seguiste.

Depois que desta vida te partiste,
Tristeza do meu peito não se parte,
Sem ti me vejo tal em toda parte
Que o menos mal que sinto é ver-me triste.

Inda que meconsola ter por certo
Que lá nesse alto coro recebida
Gazas do sumo bem, que tanto amaste:

Agora vendo claro e descoberto
O doce esposo teu, por quem a vida,
E todos os bens dela desprezaste.

Comparem com o poema de camões retirado de Petrarca, do qual, por conecido cito apenas a primeira estrofe:

Alma minha gentil que te partiste
Tão cedo desta vida descontente,
Repousa lá no Céu eternamente,
e viva eu cá na terra sempre triste.


Há dúvida por que razão conhecemos Camões e não Diogo Bernardes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário