quinta-feira, 13 de junho de 2013

Puta que o pariu

Agora essa: Puta que o pariu! Defenestrar da tv brasileira os programas que foram criados por Fernando Faro, passá-los a arquivo morto, quando era uma das poucas coisas vivas da tv brasileira é de uma crueldade e de uma baixeza com o país comparável apenas com a política do bota-abaixo que nossos indigníssimos administradores fazem  no cotidiano das cidades. Desde sempre, aliás.

Quando saímos às ruas recebemos o simpático apodo de vândalos, quando na verdade a incúria, a falta de cultura, sabedoria e conhecimento pertence ao vandalismo administrativo praticado no Brasil e à destruição com que tratam sua cultura, suas tradições populares. Eu me pergunto se tais senhores algum dia leram um livro, que não fosse de autoajuda. Se se preocuparam de fato em manter vivas as formulações adquiridas pelos nossos quinhentos anos de história.

Tenho a percepção, contrária aos ilustrados ou ilustríssimos, de que a modernidade dos arrasa-quarteirões é indigna de nossos cidadãos. Acabar com o samba, ou domesticá-lo; acabar com o pagode, ou domesticá-lo; acabar com o funk, o rap, para domesticá-los e torná-los palatáveis aos ouvidos burgueses da classe média que fica doidinha (como diria o Dominguinhos, que junto com o Gonzagão sabe das coisas) para balançar o corpo ao som inquebrantável da invenção popular é um crime tão grande e de um maquiavelismo tão assanhado e apressado que permite dizer que o fim de um programa da importância dos que são dirigidos por Fernando Faro faz parte desta orquestração tacanha que terminará por acabar com o próprio país e com suas mais legítimas manifestações.

Puta que pariu!


(oswaldo martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário