terça-feira, 23 de abril de 2013

alguma natureza



tudo isso que fazemos se refere ao mar
mesmo que só de passagem
congelado ou
degelado
o mar

nas palavras em que cabemos
o mar espera
nas que desfazemos
ele se arruma

o mar é tudo que queremos
por dentro e por fora
o mar
motivo de rendas, bordados de ondas
fases de cumprimento e descumprimento
da vida que nos leva
o mar

seria por que sou do rio
ou por que me agrada o passado
de marinheiros e poetas lunáticos que sem sucesso
evitaram as sereias
ou por que amigos me dizem que sou do gênero
da água

seria por que me faltam as montanhas agora
para delimitar minha selva
mas algo me diz que tudo que faço é por causa dele
oriente e desorientação banal nos dias em que não sinto
que estamos ele e eu a nos estranhar

(Lúcia Leão)

2 comentários:

  1. Lúcia, como é lindo este poema. e estes versos definitivos:
    seira por que me falta as montanhas agora / para definir minha selva.

    ResponderExcluir