segunda-feira, 29 de abril de 2013

Paulo Vanzolini


Paulo Vanzolini é um compositor sui generis no cancioneiro brasileiro. Não só pela presença em um ambiente musical estranho para a maioria das pessoas eruditas deste nosso triste país, que confunde erudição com uma postura centrada nos aspectos mais preconceituosos da sociedade, como pela qualidade intrínseca de sua composição. Há sambas seus que, deste sempre, estão entre os mais interessantes e executados da vasta produção musical do país e há sambas seus que passam despercebidos, mas que são de maestria inigualável.

Há pouco tempo, brincando com uma amiga, montei uma expressão retirada de uma música sua, Juízo Final, que diz que a mulher, ingrata, está “trabalhando de salsicha”. São pequenas incursões no universo de Vanzolini, que uso para me vingar do que desagrada e incomoda. Os versos do compositor são uma fonte inesgotável para a imaginação de toda uma produção centrada nas observações do cotidiano.

Talvez a observação do cotidiano, paulista e universal, seja a pedra de toque que coloque o compositor na melhor tradição do samba.

(oswaldo martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário