quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Jan Kochanowski (1530 - 1584)

ÀS MUSAS

Musas, habitantes do Parnaso soberbo,
De Hipocrene o orvalho lava o vosso cabelo,
Se em vida eu constyância puder manter convosco,
Apartar-me de vós não ousarei tampouco;
Se ouro e pérolas não cobiçar aos monarcas,
E optar pela honradez em vez de muitas arcas;
Se nunca vos pedir lisonjas por capricho,
Nem que a gente ingrata busqueis um benefício;
Que os meus versos jamais murchem, eu vos exorto,
E que as cubra a glória, quando eu já estiver morto.


JanKochanowski - escritor polonês do século XVI, um dos mais importantes poetas de sua época. Saiu da Polônia aos 22 anos, quando foi estudar na Itália; depois, foi para a França e Alemanha. Perfeito bilíngue, escrevia em Polonês e latim. Retornou à pátria, onde desenvolveu intensa atividade literária, tendo deixado não apenas poesia, mas também obras de cunho jornalístico, político etc. (Nota de Aleksandar Jovanovic)
Jovanovic traduziu e organizou também obelo livro do poeta iuguslavo VASKO POPA. OSSO A OSSO. Livro que recomendo veementemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário