sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Dez trechos do ourives do palavreado

Foi Dorival Caymmi quem, na fala de abertura do disco que comemora os cinqüenta anos de Aldir Blanc, assim o nomeou.


1 –

Dirá um dodói
que Tolstoi
era chuva demais
para tão pouca planta
ô trouxa heroínas sem par
podem nascer na Rússia
ou lá em Água Santa.

(lupicínia)

2

Quando eu ficar assim
morrendo após o porre
Maracanã, meu Rio
ai corre e se socorre

Injeta em minha veias
teu soro puluído
de pilha e folha morta
de aborto criminoso
de caco de garrafa
de prego enferrujado
dos versos de um poeta
pneu de bicicleta

ai rio do meu Rio
ai lixo da cidade

(Valsa do Maracanã)


3

No carnaval que passou
voltando de Juiz de Fora
Itamar sassaricou
do general ao mexerico
da Candinha
o assunto era
o topete e a raspadinha

(O topete e a raspadinha)

4

Encerram fim de ano
Misturam na boca o pernil e a dor
o vinho e o horror

(Falha Humana)

5

Acreditar na existência dourada do sol
mesmo que em plena boca nos bata
o açoite contínuo da noite

(O cavaleiro e os moinhos)

6

Perder um amigo
é a última gota
se o cara duvida
que a vida é marota

(Perder um amigo)

7

Eu gosto quando alvorece
porque parece que está anoitecendo
e gosto quando anoitece que só vendo
porque penso que alvorece

(Me dá a penúltima)

8

Uma coroa entre o camburão e o tanque
um defeito no motor de arranque
e vindo na contramão
uma fachada pior
do que obra na Rocinha
uma droga mais barata
do que metanol com caninha

essa sogra é a minha

(Dona invocada)

9

fazer um spa
no centro do pinel

(Dona invocada)


10

gosto de maçã
flor da nova Eva

(por favor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário