segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DOIS FILMES EM CARTAZ

1
Briamonte é o nome de quem dirige a música do filme Salve geral de Sérgio Rezende. O tema é de sua autoria, dentre outros co-autores. A personagem Lúcia, feita pela atriz Andréia Beltrão, é professora de piano (como Mário de Andrade) e descende daquelas que tocavam o "Printemps com as unhas" como na Ode ao Burguês do mesmo mestre. Chamou a atenção numa estória sobre violência, com a reinvenção de fatos que vivemos em São Paulo em torno do Dia das Mães de 2006, o cuidado da área musical ao arranjar os naipes orquestrais e o esmero de uma trilha sonora que cadencia os arrancos da estória contada da vida real.

2
O close no cigarro apagado no creme pelo coronel, detetive poliglota e assassino nazista Hans Landa diante do espanto da sobrevivente Shosanna Dreyfus é o tipo de comentário ao didatismo e outras recorrências do cinema sobre a Segunda Guerra e sobre cinema. Ao mudar olimpicamente a história que acaba em Paris e não em Berlim, em Inglourious basterds, Tarantino fez com golpes de escalpo, tiroteio a curta distância e martelo, essa reflexão sobre o encanto da cinematografia.
Cláudio Correia Leitão

Um comentário:

  1. Cláudio,
    afinadas as críticas.

    O Nome de José Briamonte - orquestrador de alguns dos melhores discos publicados no Brasil - é lembrança fina e precisa.

    Não sei se você leu a crítica do Basterd, na Folha, feita pelo Jorge Coli. É também uma bonita crítica. Vale o diálogo e a necessidade de assistir o filma.

    Oswaldo

    ResponderExcluir