quinta-feira, 13 de agosto de 2015

exercício para uma prosa melancólica

Tome-se uma mesa, ou o seu tampo, retangular de 80 cm de comprimento por 30 cm de largura e espessura de 10 cm. Sobre ela repouse a mão, como se acariciasse um corpo. Apalpe-a, pressionando levemente a mão. Abstraia-se da mesa, esqueça a mão. Com esse movimento da mão, a abstração da mesa e o esquecimento voluntário da mão, nada, entretanto, acontecerá.

Retalhe, então, a mesa, ou o seu tampo, em dimensões que correspondam à metade exata da mesa original. Sobre ela repouse novamente a mão, como se acariciasse um corpo. Apalpe-a, pressionando levemente a mão. Abstraia-se da mesa, esqueça a mão.  Com esse movimento, a abstração e o esquecimento voluntário, nada, entretanto, acontecerá.

Retalhe, então, a mesa, ou o seu tampo, em dimensões que correspondam à metade exata da mesa já retalhada. Sobre ela etc etc etc.

Repita o movimento algumas vezes mais até que a mesa, ou o seu tampo, tenha exatamente um décimo da medida da mesa original, Não se apresse, vá fazendo os recortes paulatinamente até que fado da mesa se cumpra e ela adquira a medida exata de 0,078125 cm de comprimento, 0,029296875 cm de largura e 0,009765625 de espessura, de modo que quem repousará agora o corpo sobre a mão será a mesa diminuta, ou o seu tampo. Deixe que o mesa, ou o seu tampo, repouse sobre a mão, como se acariciasse um corpo. Deixe que a mão seja apalpada, sendo pressionada levemente. Com esse movimento da mesa, ou de seu tampo, a abstração da mão e o esquecimento voluntário da mesa, ou de seu tampo, nada entretanto, acontecerá.

Retalhe, então, a mão em dimensões que correspondam à metade exata da mão original. Sobre ela repouse novamente a mesa, ou o seu tampo, como se ela acariciasse um corpo. Apalpe-a, pressionando levemente a mesa, ou o seu tampo. Com esse movimento, a abstração e o esquecimento voluntário, nada, entretanto, acontecerá.

Retalhe, então a mão em dimensões que correspondam à metade exata da mão já retalhada. Sobre ela, etc etc etc.

Repita o movimento algumas vezes mais até que a mão tenha exatamente um décimo da medida da mão original. Caso se observe atentamente a mesa, ou o seu tampo, assim como a mão, voltarão a seu estado original, apenas que um décimo, mão e mesa, ou o seu tampo, do que haviam sido quando a história da mesa e da mão, ou de seu tampo, começou. Refaça agora o movimento novamente, primeiro a mesa, ou o seu tampo, depois a mão.

Repita esse movimento paralelo e correlato, durante o curso todo de uma vida. Nada, entretanto, acontecerá.

(oswaldo martins)


Nenhum comentário:

Postar um comentário