sábado, 18 de maio de 2013

Pilulinha 31


Os quatro contos selecionados da obra de Mario Benedetti, Histórias de Paris, editado pela Biblioteca Azul, é uma recolha extraída de três livros do autor, A morte e outras surpresas, de 1968; O hotelzinho da rue Blomet, de 1977 e Geografias, de 1984. Os quatro contos que fazem parte da recolha são ilustrados por Antonio Seguí, artista portenho. A junção do escritor uruguaio e do ilustrador argentino faz de Histórias de Paris um livro agradável à leitura.

Se agradável à leitura, entretanto, a coletânea dos contos e as ilustrações são ao mesmo tempo pungentes. Tratam de pequenas inserções na vida dos exilados da vida e das ditaduras que vicejaram como ervas daninhas no continente americano. Ao contrário das narrativas que tematizaram o tema de frente, os contos de Benedetti fazem da perspectiva mínima o seu recorte. São avassaladores. Uma suspensão no tempo que se configura na busca da geografia perdida do país de origem, através de um jogo de relembranças dos espaços que foram sumindo ao longo do período do exílio na cidade e no corpo dos corpos mutilados pela tortura. Através das habitações modestas e o sem fazer do cotidiano de uma cidade estrangeira que destila solidão. Através da distração que faz o exilado retornar e ser encapuzado ou da noite passada no metro fechado.

Histórias de Paris constrói, com sua curiosa despretensão, um retrato definitivo das agruras, da dor que perseguem as pessoas que viveram o arbítrio americano.

(oswaldo martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário