quarta-feira, 23 de abril de 2014

Rogério Batalha

TextoTerritório lança obra de Rogério Batalha em três livros

Coleção traz textos inéditos, antologia e volume com o poema Cidade fundida

Aos olhos do poeta e letrista Rogério Batalha a cidade não é exatamente bipartida, ao contrário, morro e asfalto se fundem no trânsito diário da alegria e da labuta. Assim, o escritor não se deu às redundantes dicotomias do espaço urbano, mas leu o território que o cerca a partir da afirmação radical de um princípio de vida e prazer, sem deixar de lado a visão crítica. Essa é a tônica dos livros Inventário, Cidade fundida e Medida do sal, que a editora TextoTerritório reuniu no lançamento especial com o objetivo de ampliar a
circulação a obra de Batalha.

As capas são da Artista plástica Mozileide Nery, inspiradas em uma dedicatória de Arnaldo Antunes feita para Batalha. Para o lançamento, a TextoTerritório encomendou 50 caixas especiais, que foram pintadas pela artista. No lançamento, Mozileide Nery também fará uma exposição de suas monotipias sobre tecido.

Desde o primeiro livro publicado Batalha teve a qualidade de sua poesia reconhecida por nomes que são referência na cultura brasileira, no entanto seu trabalho continuou em relativo ostracismo. Waly Salomão escreveu a contracapa de seu primeiro livro, Malícia, já o segundo, Bazar barato, teve de contracapa assinado por Antonio Cicero, enquanto Melaço ganhou prefácio de Ricardo Oiticica. “As edições eram independentes, algumas com tiragem de apenas cem exemplares. Estou empolgado porque os livros praticamente não existiam mais. Eu transito num ambiente específico que é o subúrbio. Voltar a circular numa vitrine maior está me animando a escrever mais”, diz o autor que passou os últimos anos compondo mais que escrevendo livros.

Dentre as novas publicações, Inventário é uma antologia de poemas dos quatro livros já publicados Malícia, Bazar barato, Melaço e Anfíbio.

Cidade fundida dialoga com o mito da cidade partida. O impactante poema, que havia sido publicado apenas em um livro universitário, entre obras de ficção e não-ficção e fora de comércio, ganha corpo pleno, em um volume único.

Medida do sal reúne textos que são inéditos em livro, pois circularam apenas em CDs. A publicação traz 40 letras de Rogério Batalha musicadas por diversos parceiros que transitam pelo universo do samba, como Moacyr Luz, Roberta Nistra, Dú Basconça, Agenor de Oliveira, Paulinho Lêmos, Eliane Faria, Kinho e Rogério Lopes. 



SOBRE O AUTOR

Rogério Batalha é natural de Miguel Couto (Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense). Circulou por Madureira, Cascadura, Penha e outros territórios. Depois de editar de maneira independente seu primeiro livro, Malícia, em 1998, publicou ainda Bazar barato (1999), Melaço (2002), Anfíbio (Armazém Digital, 2005) e teve sua poesia incluída em uma coletânea organizada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Suas parcerias como letrista com Moacyr Luz, Rogério Lopes e Dú Basconça foram apresentadas no Encontro de Compositores promovido pelo Centro de Referência da Música Carioca. Com Roberta Nistra, da nova geração do samba da Lapa, escreveu sambas de temática afro-religiosa. Suas canções entraram para o repertório da cantora Lu Oliveira, que registrou “Passou, passou” (Moacyr Luz e Rogério Batalha) em seu primeiro CD, produzido por Zé Renato (Boca Livre); e de Manu Santos, que gravou em seu disco de estreia “Domingo é dia” (Moacyr Luz e Rogério Batalha).


Nenhum comentário:

Postar um comentário