8
para eugênio hirsch
I
a amélia
de eugênio
é eloqüente
(diferente da de ataulfo)
usa sapato de salto
e o xibiu
para o
alto
II
na cosmogonia
de eugênio
vitória abril
rebola
otelo amamenta
uma puta
e uma mulata rosa
travestida
de anjo
engole a piroca
de um santo
barroco
III
adelita se fue a la guerra
38 são as palavras
da ilustração
para saber
como se sai
se entra
se entra e sai
da chavasca
da gata
(oswaldo martins)
para eugênio hirsch
I
a amélia
de eugênio
é eloqüente
(diferente da de ataulfo)
usa sapato de salto
e o xibiu
para o
alto
II
na cosmogonia
de eugênio
vitória abril
rebola
otelo amamenta
uma puta
e uma mulata rosa
travestida
de anjo
engole a piroca
de um santo
barroco
III
adelita se fue a la guerra
38 são as palavras
da ilustração
para saber
como se sai
se entra
se entra e sai
da chavasca
da gata
(oswaldo martins)
Este poema, em memória de Eugênio Hirsch, amigo e conviva em seus últimos anos de vida. Presenteou-nos, a mim e a wal, com algumas de suas criações geniais. Uma mulata, que é capa de meu segundo livro o minimalhas do alheio, um a colagem em que Grande Otelo é amamentado pela colorida ministra e alvejado por um anjo de saias e uma ilustração, creio que para o pif-paf, que ensina como sair e entrar de uma dona de diversas nacionalidades. Uma preciosidade!
Amigo Oswaldo,
ResponderExcluirbelíssimo poema! Pura imagem e sonoridade. A meu ver, você é um poeta que concilia as conquistas do experimentalismo de vanguarda à musicalidade da tradição poética. Pediria apenas, se possível, que postasse a ilustração do Eugênio Hirsch, para podermos apreciá-la em paralelo ao seu poema. Abraços obscenos (no bom sentido) do amigo Fábio Frohwein!
opa, me interessou muito esta estória de pif-paf entre a sai ...
ResponderExcluirgiulianoquase.
ctba