domingo, 22 de setembro de 2013

memórias

Cheguei em Piedade em 1956. Morei no Engenho Novo entre 52, quando cheguei de Portugal, e 56. Tinha dez anos quando cheguei em Piedade. A escola Goiás era a mais próxima ficava na rua Goiás, no Encantado, quase esquina da rua Guilhermina, hoje uma rua conhecida por causa do restaurante Rei do Bacalhau. A escola Goiás, assim como a escola Medeiros de Albuquerque, em que estudei no Engenho Novo, tinha quintal por onde podíamos correr uns atrás dos outros durante o recreio. Chegávamos em sala de aula suados e agitados, mas o que quer uma criança, senão correr? As duas escolas foram transformadas em prédios como são hoje todas as escolas da rede municipal: gaiolas prisionais. As escolas desse tempo que estou recordando eram aproveitamento de antigas residências ou os prédios foram projetados para serem escolas?  
Ao lado da escola Goiás corre o rio Carioca. Tendo vivido às margens do rio Douro, ainda que por pouco tempo, o rio Carioca me parecia uma vala por onde escorriam águas sujas. Portugal também deve ter rios assim, só não tive tempo de conhecê-los.
Depois das aulas, nosso entretenimento era deitarmos barquinhos de papel nas águas do rio ao lado da escola na rua Goiás e correr para a rua Guilhermina para vê-los desaparecer na galeria subterrânea, uma das tantas por onde corre o rio Carioca.
Em outros momentos, entrávamos no rio pra pegar peixinhos, que alguém dizia não serem peixinhos, mas filhotes de rã, cujo nome não lembro. Colocávamos os peixinhos dentro duma lata vazia. Depois não lembro mais o que fazíamos. Lembro só das sanguessugas, minhocas que se colavam em nossas pernas
Mais adiante em séries posteriores, nos tornávamos ousados. Para desespero de nossas casas, pois atrasávamos a volta da escola, íamos aos trens. Pegávamos o trem na estação do Encantado, atualmente desativada, onde até hoje está a escola.  Não me lembro se pagávamos a catraca ou se galgávamos a encosta da linha férrea para chegar à plataforma. Entrávamos no trem e saltávamos em Piedade, estação adjacente. Em Piedade, voltávamos ao trem e saltávamos no Engenho de Dentro, estação também vizinha à estação do Encantado. No Engenho de Dentro, entrávamos outra vez no trem e saltávamos todos no Encantado. Um ou outo poderia ficar na estação de seu bairro. Mas voltávamos ao Encantado, bairro em que ficava a escola. E íamos andando cada um para sua casa. Ainda éramos pequenos e o mundo era grande.

elesbão ribeiro

22/09/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário