Oficina de criação 2020
A oficina tem duração de 5 meses, perfazendo um total de
10 encontros, podendo ser estendida por outros 5 meses, ao final dos quais o
inscrito, caso queira, pode entregar originais para apreciação de edição.
Encontros de 15 em 15 dias
Horário: das 20:00 às 22:00
Valor por módulo: 200,00
Participantes: mínimo 04 e máximo 08
Contato: Oswaldo Martins (021) 981438622 por telefone ou
zap
Endereço: Rua Pires de Almeida 76/201 Laranjeiras – Rio de
Janeiro
Modulo 1
Apresentação dos inscritos
Apostila de textos para discussão sobre o que é
escrever
Propor discussão sobre o ato de escrita
Textos:
Psicologia da composição – Edgar Allan Poe
As multidões e carta a Arsène Houssaye – Charles Baudelaire
Análise de o Ferrageiro de carmona - João Cabral de
Mello Neto
1º encontro 06/02
2º encontro 20/02
Modulo 2
Primeiras produções
Análise e discussão sobre
os textos apresentados (poemas, contos, capítulo de romance). A ideia é que
todos leiam os textos apresentados antes do encontro e proponham leitura e
modificações nos textos apresentados.
Tema livre.
3º encontro 12/03
4ª encontro 26/03
Modulo 3
Proposição e análise de exercícios de escrita criativa.
Como adequar assunto e forma? O que um assunto pede? Qual a extensão exige? Qual
ritmo? Qual linguagem?
Temas:
Amor e paixão
Morte
Tópicos clássicos – carpe diem, mediocridade
dourada, o mundo às avessas, outros
A literatura social – a recusa do panfleto
Textos:
Jacopone da Todi poema XLVIII
Leito de folhas verdes – Gonçalves Dias
A uma passante – Baudelaire
5º encontro 09/04
6º encontro 23/04
Modulo 4
Análise e discussão sobre os textos apresentados
(poemas, contos, capítulo de romance). A ideia é que todos leiam os textos
apresentados antes do encontro e proponham leitura e modificações nos textos
apresentados.
Temas:
Amor e paixão
Morte
Tópicos clássicos – carpe diem, mediocridade dourada,
o mundo às avessas, outros.
A literatura social – a recusa do panfleto
7º encontro 07/05
8º encontro 21/05
Modulo 5
Os modos de construção da surpresa, da ambiguidade, a
participação do leitor na construção do enredo. Por que não devemos entregar
tudo ao leitor nem propor uma moral?
Exercício:
Reescrever o final de um conto, de um poema, de um
capítulo, escolhido de antemão.
9º encontro 04/06
10º encontro 18/06
Oswaldo Martins é poeta e
professor de literatura e língua portuguesa. Autor dos livros desestudos,
minimalhas do alheio, lucidez do oco, cosmologia do impreciso, língua nua com
Elvira Vigna, lapa, manto, paixão e Antiodes, com Alexandre Faria. Editor
da TextoTerritório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário